Salada de couve e laranja para acompanhar a feijoada

Salada de couveA couve no buffet de feijoada, é geralmente servida cortada bem fininha e refogada, temperada com alho, azeite e bacon. Uma delícia por si só e que por muitas vezes até “se bastaria”; mas que tal dar uma variada nesse complemento e fazer uma roupagem nova para ela? Aproveitando o calor que está nessa primavera, a couve viria como salada e temperada com laranja, que por sinal é um outro complemento típico do mais brasileiro dos pratos.

Embora não muito comum, a couve vem aparecendo mais como salada, e o seu sabor amargo, porém refrescante agradando muito e permitindo várias combinações. O preparo então nem se fala, que mais simples impossível, já que é só cortar e deixar um pouco de molho na água para tirar o amargor da folha e depois tempera-la como preferir. Vai bem com molho de soja, com vinagre de frutas, com mel e mostarda…. enfim, é só ver a combinação que mais agrada e mandar bala.

Essa receita é de um molho de laranja, mas fica a dica de que se servir só a couve como salada e colocar algumas fatias ou gomos de laranja fica tão bom quanto e combina super bem com a feijoada do fim de semana!

Salada de couve com molho de laranja

Ingredientes

  • 1 pé de couve;
  • 1 laranja;
  • 1 colher (chá) de mostarda;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre;
  • 6 colheres (sopa) de azeite;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer

Lave bem e retire os talos da couve. Empilhe as folhas e corte-as bem fininha, colocando depois as tiras de molho na água por cerca de 5 minutos para retirar o amargo. Escorra e reserve.

Para o molho, rale a casca da laranja e reserve. Em um pote com tampa, coloque a mostarda, o vinagre, o azeite, o suco da laranja, sal e pimenta. Tampe o vidro e agite bem para que os ingredientes se misturem. Jogue esse molho na salada e finalize com as cascas de laranja.

Fonte: Imagem

Compartilhar +

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>